lunes, 14 de noviembre de 2011

O interesse nas sociedades offshores

Um paraíso fiscal é uma zona em certos países que confere privilégios tributários (isenção ou redução de impostos) a empresas offshore aí constituídas e sedeadas.

As empresas offshore em paraísos fiscais, normalmente não podem desenvolver a sua actividade económica nem deter activos tangíveis (móveis ou imóveis) na jurisdição onde se encontram sedeadas.

O interesse nas sociedades offshores
Um sociedade offshore, enquanto veiculo de redução da carga tributária, tem sido alvo de interesse dos empresários e empresas, no entanto, as offshores são muito procuradas também com questões ligadas a legislação civil sucessória e outras questões judiciais, uma vez que:

As decisões judiciais de tribunais internacionais não são reconhecidos em jurisdições offshore (ex: acções provenientes de casamentos ou divórcios);
Tem uma estrutura menos burocrática e com menos custos, uma vez que, normalmente, não exige apresentação de relatório e contas no fim de cada exercício;
Normalmente não exige capitais mínimos para a sua constituição;
É possível manter o anonimato total do detentor e proprietário de uma sociedade.
Offshores e a fraude
É feita uma grande associação das offshores e, principalmente, dos paraísos fiscais, a fraudes e grandes escândalos financeiros. No entanto, não é por isso que estas sociedades são ilícitas, uma vez que são constituídas de forma licita e legal.

Alias, as offshores, cumprem um papel importante no equilíbrio económico e financeiro e na protecção económica dos empresários e investidores, uma vez que, entre outras coisas, permitem uma melhor alocação de recursos; quer por parte do empresário/investidor, quer por parte da região/país que opta por um regime fiscal mais favorável no sentido de captar riqueza.

Alguma das principais razões da procura de sociedades offshore são:

Isenções fiscais ou impostos reduzidos sobre os rendimentos;
Menor burocracia com a inerente economia de custos administrativos;
Impermeabilidade do sigilo e privacidade dos negócios e dos sócios da offshore;
Acesso a determinados produtos financeiros e eventualmente a juros mais favoraveis.
A ideia da criação de offshores, que data aproximadamente aos anos 70, veio no sentido de determinados centros económicos desenvolverem determinadas matrizes económico e financeiras, assentes em politicas que permitissem atrair o comercio e investimento internacional, minimizando obrigações e reduzindo ou eliminado outras limitações em operações de negocio.

No entanto, rapidamente, as offshores deixaram de servir apenas esse propósito e os fins lícitos para os quais foram criadas e passaram a ser também utilizadas como veículos excepcionalmente eficientes para o branqueamento de capitais e evasão fiscal. A desobrigação a determinados procedimentos que estavam sujeitas e, principalmente, graças a sua opacidade, as offshores em paraísos fiscais, passaram a ser uma máquina de incumprimento dos movimentos de capitais.

No hay comentarios:

Publicar un comentario